Como ser eficaz na comunicação do evangelho como Cristo

As Escrituras declaram que Jesus em seu ministério terreno, era admirado de muitas maneiras, e dentre elas, na arte de falar.

Lucas escreve que “todos se admiravam das palavras de graça que saiam de sua boca” (Lc.4:2). Sem sombra de dúvida os discípulos tiveram uma das maiores aulas sobre a comunicação diretamente com o mestre.

Por mais que venhamos a descobrir técnicas sobre a arte de falar em público, jamais chegaremos a perfeição de falar o suficiente a respeito de Jesus, por isso, sempre devemos, com a ajuda do Espirito Santo apresentar algo a Seu respeito com muita confiança, como escreveu Paulo (Ef.6:19)

O Evangelho segundo escreveu Mateus apresenta o tríplice ministério de Cristo, conforme lemos em Mt.4:23 “E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.”

Como ensinador, por unanimidade conhecido como Mestre dos mestres, com uma inteligência sem igual, com uma capacidade fenomenal e com uma sabedoria indiscutivelmente original, marcou e marca uma infinidade de pessoas.

Como pregador, o mais profundo usando de simples palavras, nunca raso. Sempre acessível. Sempre claro em suas abordagens. Sempre preciso em suas intenções e ações como pregador. Levando as pessoas a entenderem a vontade do Pai, e seguirem.

Como Como Aliviador de dores, ele é Aquele que segundo Lucas, “andou fazendo o bem, e curando a todos os oprimidos pelo diabo” (At.10:38), é tido como o Médico dos médicos. Curou tocando, com a palavra de sua boca, usando elementos da terra, manifestando sua compaixão sem igual. Jesus foi e é, o médico do corpo da alma e do espirito. O homem de dores, que tomou sobre si, todas as nossas enfermidades, continua o mesmo. Seu poder sobre as enfermidades é real. As muitas curas eram uma forma inteligente e poderosa para que outras vidas pudessem ouvir de seus feitos. Só de ouvir o que Jesus fazia, multidões se achegavam a Cristo. Lucas registra “E toda a multidão procurava tocar-lhe; porque saía dele virtude, e curava a todos” (Lc.6:16), esta prática alongou-se na igreja primitiva “E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos, os quais todos eram curados” (At.5:16) e ainda hoje, por causa do nome de Jesus as curas fazem parte da igreja hodierna conforme lemos “e porão as mãos sobre os enfermos e os curarão” (Mc.16:18)

A comunicação do evangelho se torna eficaz, porque Jesus foi completamente dedicado na arte de ensinar, pregar e aliviar vidas. O poder do Espirito Santo na vida de um pregador é a maneira inteligente que Deus chega na vida das pessoas. Pelos seus instrumentos, o ensino, a pregação e a cura; chegam nos necessitados!

Os evangelhos relatam Jesus pregando o evangelho, anunciando a boa notícia. Portanto, o evangelho procede de Cristo, por isso chamamos do Evangelho de Cristo.

A comunicação do evangelho se torna eficaz porque Jesus anunciou com base em sua pessoa. Para mulher samaritana disse “Eu sou o que falo contigo” (Jo.4:26). Sempre será eficaz a comunicação em que Cristo é o assunto central, como Paulo escreveu aos Coríntios(1Co.2:2)

A comunicação do evangelho se torna eficaz, porque Jesus apresentou o verdadeiro. O evangelho está profundamente associado a verdade. Nada do que Jesus disse havia suspeita de verdade. Paulo escrevendo aos Gálatas trabalhou para que entre eles “a verdade do evangelho permanecesse” (Gl.2:5). O sucesso na comunicação, está ligado em pregar a palavra da verdade do evangelho (Cl.1:5)

A comunicação do evangelho se torna eficaz, porque Jesus apontou a salvação. Sempre com sabedoria e na hora certa a salvação era proclamada por Cristo. A declaração na casa de Zaqueu, o publicano foi única “E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.” (Lc.19:9). Pregar o poder da salvação que está no evangelho é a missão da igreja. Jesus ao dizer “Ide, pregai o evangelho” sabia que nele está “o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rm1:17). Este é o evangelho que afasta o homem da perdição e o conduz ao Cristo Salvador.

A comunicação do evangelho se torna eficaz, porque Jesus deu exemplo de vida em harmonia com o evangelho. Indiscutivelmente a vida santa de Jesus, sua relação estreita e intima com o Pai, sempre buscando fazer o que lhe agrada (Jo.8:29) e uma vida de sacrifício, tornou-o como um comunicador da prática. Com renuncias únicas Jesus foi fiel até a morte e morte de cruz. Com dedicação, comunhão e foco na missão, Jesus demostrou uma verdadeira harmonia entre a prédica e a vida.

A comunicação do evangelho se torna eficaz, porque Jesus não deixou dúvidas sobre o significado da verdadeira humildade. Conhecemos pelas suas palavras “Eu não recebo glória dos homens” (Jo.5:41), conhecemos suas ações quando “tomando uma toalha, cingiu-se, depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés dos discípulos” (Jo.13:4,5). A humildade precede a honra, e a exaltação da pessoa de Cristo, veio de seu Pai, que “o exaltou e lhe deu um nome que é sobre todo o nome”. Com humildade a comunicação é eficaz, pois, abre a porta do coração do ouvinte.

Procure ser eficaz da comunicação do evangelho, não esquecendo: de Ser dedicado, de ter como base Jesus, de apresentar a verdade, de focar na salvação e com o exemplo de vida e humildade anunciar o evangelho do Reino.

Secretaria de Missões

Contribua. Acesse: https://www.conampe.com.br/contribuir

Contribua também pelo PIX – Chave [email protected]

Você já se inscreveu para o projeto HABILITE-SE? https://conampe.com.br/habilitese

Secretaria de Missões