Oito Versículos Para Usar Na Evangelização

Existem várias maneiras de introduzimos o evangelho no meio em que vivemos. Seja esperando em uma fila de um banco para pagar uma conta, seja encontrando uma pessoa em uma feira livre, a lista seria longa. Uma das situações mais comuns no momento de uma evangelização (dentre muitas), é a necessidade de ter um conteúdo bíblico para falar a alguém de Cristo, principalmente se, este alguém faz uma pergunta a respeito de nossa fé. (1Pe.3:15)

Algumas vezes você não terá a sua disposição um exemplar da Palavra de Deus, mas, isto não impedirá de você ter gravado em seu coração alguns versículos importantes.

Paulo escreveu que o conteúdo da Palavra de Cristo dentro de nós, deve ser abundante (Cl.3:16), mas nenhum conteúdo será abundante, se não for cultivado dia após dia, como Deus disse a Josué (Js.1:8) e também foi lembrado no livro dos Salmos “Antes tem o seu prazer na Lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”. (Sl.1:1) Por isso tenha nela prazer na leitura, na meditação da Palavra de Deus (Sl.119:35,143,174), tome um tempo para ler, reler e memorizá-los, pois lhe ajudará muito.

1) João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Conhecido como o texto áureo da Bíblia, você pode apresentar deste versículo algumas coisas maiores como: O maior amor, quando lemos “Deus amou”. O maior objetivo do amor, quando lemos “Deus amou o mundo”, o maior registro de amor, quando lemos “de tal maneira que deu”, o maior presente de amor, quando lemos “deu seu Filho unigênito”, a maior abrangência do amor, quando lemos “para que todo aquele”, a maior oportunidade do amor, quando lemos “todo aquele que nele crer”, o maior escape do amor, quando lemos “para que não pereça” e a maior recompensa do amor, quando lemos “mas tenha a vida eterna.” Proclame este amor. Viva este amor. Ande neste amor. Demonstre este amor. Chegue as pessoas com este amor do Pai, com este amor Eterno de Deus. Evangelize com amor.

2) João 3:36 “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.”

Quando se crê em Jesus temos garantia de desfrutar de uma verdadeira vida. Em Cristo Jesus desfrutamos de vida física, vida espiritual, vida abundante e vida eterna. Deixar de crer no Filho é não desfrutar de uma vida segura e feliz. Agora, você pode explicar sobre o peso do que está escrito “a ira de Deus sobre ele permanece”. Como explicar isso? Quem crê em Jesus tem “sobre” ele a marca do sangue de Jesus sobre a sua vida. Jesus na cruz derramou o seu sangue, o que satisfez ao Pai, e quem crê neste sacrifício, “sobre ele tem esta marca”. Quem não tem o Filho, não tem a “marca do sangue” e assim, fica passível a ira de Deus sobre a sua vida. Só o sangue de Cristo aplaca a sua ira sobre os homens. Só crendo em Jesus, podemos ser salvos da ira futura. Só crendo em Jesus, a ira de Deus não mais permanece sobre nós, e sim a Sua maravilhosa graça. Fale desta importante decisão sobre estar seguro em Jesus, sobre ser livre da ira de Deus. Evangelize com ensino.

3) João 5:24 “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.”

Quem é salvo tem a vida eterna. Quem é salvo não entrará em condenação. Quem é salvo já passou da morte para a vida. Passar da morte para a vida, é dar um salto, é escapar de um grande abismo que separa o homem de Deus. Passar da morte para a vida é sair das trevas e ser transportado para sua maravilhosa luz, é viver uma vida que resplandece. Passar da morte para a vida, é sair da condição de escravo do pecado e ser livre para Deus, é ser vivo para Deus e morto para o mundo. Pontue a nova vida em Cristo. Evangelize com esperança.

4) Atos 4:12 “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”

Fale sobre Jesus como o Único Salvador, fale sobre o poder do Nome de Jesus que é sobre todo o nome, fale sobre a exclusividade de Jesus em ter recebido um nome dentre os homens pelo qual pode salvar. Fale que não há outro como Jesus. Mostrar que Jesus é o único pelo qual devemos ser salvos, é ter em mente que: Ele é o único Salvador do mundo. Ele é o único que nasceu sem pecado. Ele é o único que como cordeiro satisfez a Deus com seu sacrifício. Ele é o único que cumpriu as profecias. Ele é o único que aboliu a morte. Ele é o único que trouxe à luz a vida. Fale que ser salvo por Jesus é a coisa mais preciosa que uma pessoa pode provar. Evangelize com clareza.

5) Atos 16:31 “E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.”

Fale que tudo muda quando se crê em Jesus. A palavra de um pregador pode salvar uma casa inteira. Neste texto encontramos Quatro pontos imprescindíveis em uma mensagem. 1) O instrumento da mensagem está na fala dos pregadores “E eles disseram”. 2) O segredo da mensagem está no conteúdo “Crê no Senhor Jesus”. 3)O objetivo da mensagem está centralizado na salvação “e serás salvo”. 4) A abrangência da mensagem é tanto para o individuo quanto para toda a família. “e serás salvo, tu e tua casa” Não cesse de pregar para que as pessoas creiam em Jesus. Nosso dever é levar a Palavra, nosso dever é semear. Evangelize sem esquecer desta importante Palavra: Crê no Senhor Jesus. Evangelize sem perder o foco.

6) Romanos 3:23 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus,”

Mostre sobre o plano de Deus para com a humanidade. Tenha em mente que as consequências do pecado do primeiro casal, trouxe ao homem, a morte física, a morte espiritual e a morte eterna, afastando assim o homem, da comunhão, da presença e da glória de Deus. Mostre que isto é uma realidade mundial. Mostre que todo homem que nasce, nasce com a marca do pecado, mas, enfatize que Jesus foi o único que nasceu sem pecado, por causa da obra do Espirito Santo. O pecado colocou um grande abismo entre o homem e Deus, portanto, fale que só pelo sacrifício de Cristo é que, os homens podem se aproximar de Deus, pela fé, pelo arrependimento e pela conversão a Deus. Evangelize com paciência.

7) Romanos 6:23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.”

A humanidade estaria perdida, se Jesus não fosse oferecido por Deus para nos redimir de todo pecado. Fale sobre o “dom”, o presente de Deus aos homens. Presente gratuito, mas, que foi com valor de sangue inocente. Fale que uma permanência de vida no pecado, o seu fim será a morte. Muito além, da morte física, é a morte eterna fazendo que o homem para sempre esteja longe de Deus. Jesus é o elo de ligação entre o homem e Deus, portanto, fale sobre a maior gratuidade de Deus para os homens: Jesus. Evangelize com seriedade.

8) Romanos 10:9-10 “a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.”

Um dos momentos mais sublimes na evangelização, é quando se tem a oportunidade de mostrar como uma pessoa faz para receber a Jesus como seu Salvador. Após ouvir a Palavra, você pode direcionar a pessoa pelo texto bíblico levando a fazer uma confissão. Confessar é dizer, é manifestar, é falar acertadamente e confiadamente. Neste texto vemos algumas coisas que envolve a confissão pessoal de uma pessoa a Cristo. 1) Não tercerizar a confissão e enxergar quão pessoal ela é “Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus”. 2) Sentir que o coração foi conquistado por Jesus. “..e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos,” 3) Receber alegria imediata “com a boca se faz confissão para a salvação”. Como ganhador de almas, aja neste momento com muita paixão e sensibilidade a voz do Espirito, para um apelo seguido de uma confissão eficaz. Evangelize com eficácia.

Como proposto, foram apenas oito versículos, mas, podem ser muitos outros. Tenha o hábito de quando ler um texto bíblico, sempre fazer notas, pois em um momento de evangelismo pessoal, isso pode lhe ajudar muito e lhe proporcionar um evangelismo com sucesso.

Evangelize com dedicação. Evangelize com estratégia. Evangeliza com compaixão. Evangelize com objetividade. Evangelize com simplicidade. Evangelize com amabilidade. Evangeliza com seriedade. Evangelize calmamente. Evangelize brevemente. Evangelize sempre e sempre biblicamente.

Contribua. Acesse: https://www.conampe.com.br/contribuir

Contribua também pelo PIX – Chave [email protected]

Você já se inscreveu para o projeto HABILITE-SE? https://conampe.com.br/habilitese

Secretaria de Missões