O ganhador de almas e sua total dependência do Espírito Santo

Dentre os muitos destaques vividos pelos primeiros cristãos da igreja primitiva, estava a dependência do Espírito Santo.

O modelo deixado pela igreja primitiva tem a mesma eficácia em nossos dias.

Jesus ao ser recebido aos céus, enviou o Espirito da promessa, com o propósito de que sua igreja, realizasse a grande comissão, no poder o Espirito Santo. (Ler.Lc.24:49; At.1:8; Mt.28:18-19)

Assim como está claro pelas Escrituras que sem o Senhor (Sl.127), sem Jesus (Jo.15:5) não podemos nada, assim também sem o Espirito Santo (1Ts.5:19) não conseguiremos realizar a obra de Deus.

Como novas criaturas em Cristo, somos transformados para fazer a diferença como sal da terra e luz do mundo (Mt.5:13,14), e somos compungidos pelo amor de Deus a pregar a Sua Palavra. (Mc.16:15; 2Co.5:14), e isso só é possível se, como ganhador de almas vivermos totalmente dependentes do Espirito Santo.

Com o objetivo de falar especificamente ao ganhador de almas, não podemos esquecer que:

  1. O ganhador de almas é nascido do Espírito (Jo.3:5,6) A semente é lançada no coração do homem e o Espirito opera uma grande obra de regeneração e de transformação. (1Pe.1:23; Tt.3:5). Não haverá eficácia no ministério de um ganhador de almas, se não houver uma demonstração eficaz de um novo nascimento. O pregador nascido de novo é habilitado pelo Espirito para pregar e ganhar almas.
  2. O ganhador de almas é ungido pelo Espírito (1Jo 2:20,27) Deus marca por dentro a todo ganhador de almas pelo seu Espirito. No Antigo Testamento o sacerdote recebia a unção “por fora” que vinha pelo óleo, que descia a partir da cabeça. Mas, do dia de pentecoste até hoje, a unção está dentro de nós, pelo Espirito que foi derramado em nós (Rm.5:5). O ganhador de almas tem a unção, a capacitação de Deus para realizar a sua obra.
  3. O ganhador de almas é dirigido pelo Espírito (Gl. 5.18) O pregador é guiado pelo Espirito, em sua oração, em sua ministração, em seus ensinos, em suas palavras, em sua entrada e saída. Pedro foi dirigido para ir até Jope. Paulo foi dirigido para ir até Filipos. Filipe foi dirigido para ir até Gaza. Jesus foi dirigido para ir até a samaritana. Se queres ser bem sucedido como pregador e ganhador de almas, precisa ser dirigido pelo Espírito.
  4. O ganhador de almas é vivificado pelo Espírito (Rm. 8.11) Ser um ganhador de almas além se ser, vivificado pela Palavra (Sl.119:93), também é vivificado pelo Espirito Santo. É por meio da palavra viva, que o Espirito vivifica por meio das palavras que Ele mesmo ensina, que as vidas que estão mortas em ofensas e pecados, serão restauradas a Deus. (Jo.6:63;1Co.2:13; 2Co.5:20)
  5. O ganhador de almas é preparado pelo Espírito (At. 1.8) Para de fato ser uma testemunha de Cristo, todo ganhador de almas deve estar preparado. Preparado na Palavra, para ensinar, exortar a todo homem (2Tm.2:15; 3:16; 4:2), preparado em seu coração. (Sl.118:1; Ed.7:10), preparado para responder a qualquer um sobre sua esperança (1Pe.3:15), preparado para ganhar com sabedoria, compaixão, e mansidão as almas para Cristo (Pv.11:30; Cl.4:6; Jd.23), preparado pelo Espírito, para ouvir e obedecer (At.16:10), para servir e convidar (Ap.22:17), para demonstrar o poder Dele em sua vida (1Co.2:4).
  6. O ganhador de almas é chamado pelo Espírito (At. 13.2) O ganhador de almas é chamado pelo Espírito quando está em plena atividade no reino de Deus. Deus não chama pessoas desocupadas para a sua obra. Em Antioquia, Saulo e Barnabé já serviam na igreja. O Espírito chama os que já estão em pleno exercício no serviço. Um ganhador de almas, nãos espera o momento para fazer o que foi chamado para fazer, ele simplesmente vai semeando e levando a boa semente do evangelho.
  7. O ganhador de almas é enviado pelo Espírito. (At 16.7,9) Há lugares que Deus sabe que necessitam de ganhadores de almas, aliás, o plano de Deus envolve o mundo todo, porém, para alguns lugares e povos, Deus tem pessoas especificas para tal. Paulo em Filipos juntamente com Silas, foram os homens para aquela obra. O Espírito envia as pessoas certas, nos lugares certos, para propósitos certos. Todo ganhador de almas, sabe onde Deus lhe envia. Todo ganhador de almas não perde tempo onde Deus lhe colocou para estar.

Temos uma necessidade urgente de dependermos do Espírito Santo para a realização da obra de Deus. O Espírito Santo tem falado com a sua vida, tem aquecido o seu coração para uma grande obra. É tempo de avançar na direção de Sua voz. Pregue, ganhe almas, entre onde o Espírito quer que você entre. Ele quer usar a sua voz, suas mãos, sua mente. Vidas esperam por ti. Creia no poder do Espírito Santo. Fale no poder do Espírito Santo. Ande no poder do Espírito. Aborde com a graça e amor do Espírito. Ele te ensinará todas as coisas. Ele te guiará em todos os lugares. Ele fará o trabalho de convencimento através de sua vida. Dependa totalmente do Espirito Santo para ganhar almas.

Secretaria de Missões