A seriedade do voto ao Senhor

Você sabia que dos oito tipos de ofertas está incluso o voto? As ofertas deveriam ser trazidas no lugar que o Senhor Deus escolheu.

Leiamos: “E ali(Onde o Senhor escolheu – Um tipo de onde você congrega hoje) trareis os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos, e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas.” Dt.12:6

Temos a grata satisfação de que ao longo desta pandemia algumas pessoas tem realizado este princípio bíblico.

Incentive o voto pela obra missionária. Fale sobre o voto. Pratique voto. Viva experiências marcantes com Deus através dos votos.

1 – MELHORE SEUS VOTOS Á DEUS

1 – Estabelecendo um tempo para o cumprimento do seu voto.

Ecl.5:1-5

“Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras. Porque, da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras. Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.”

2 – Pensando em três coisas, quando estiver decidido em fazer um voto a Deus: 

Gn.28:20-22 “E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir;  E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus;   E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.”

2.1 Os bons votos envergonham o inimigo: Satanás quer que o crente desenvolva o espírito avarento, mostrando que não deve ser tão pontual ou e exagerado no devolver para Deus, aliás, Deus é dono do ouro e da prata. Isto, é um engodo do inimigo no arraial de Deus.

2.2 Os bons votos abençoam a igreja: Estar em uma igreja limpa, organizada, iluminada, ter bebedouros, banheiros abastecidos com produtos de qualidade, com as devidas condições de seguranças em perfeito estado, fazem parte dos benefícios daqueles que abençoam a igreja com seus dízimos, ofertas e votos

2.3 Os bons votos agradam a Deus: Votos são feitos a Deus. Deus é o primeiro a ser honrado. Deus honra os que lhe honram. Deus se agrada dos que lhe agradam. Deus se agrada, porque o voto é um ato de fé e a fé é uma das maneiras que agradamos a Deus.

3 – Pagando seus votos publicamente.

Sl.22:25 “O meu louvor será de ti na grande congregação; pagarei os meus votos perante os que o temem.”


Sl.116:14,18 e 19 “Pagarei os meus votos ao Senhor, agora, na presença de todo o seu povo. Pagarei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o meu povo, Nos átrios da casa do Senhor, no meio de ti, ó Jerusalém. Louvai ao Senhor.”

3.1 Eles demostram gratidão: Um coração grato não é avarento. Um coração grato de afasta da semelhança de Satanás. Um coração grato faz parte de uma igreja grata. (1Ts.5:18)

3.2 Eles demostram confiança: A confiança no voto, demonstra primeiro a confiança em Deus. E por se confiar em Deus, não se cumpre voto de qualquer maneira. É o melhor. É conforme Deus pôs no coração, sem tirar ou acrescentar.

3.3 Eles demostram esperança: Jamais faltará quem Deus toque para votar. Pois, na esperança dos que já fizeram, a igreja vive a certeza que outros seguirão o padrão bíblico.

4 – Procurando sentir paz da parte de Deus como aprovação de seu voto. 

Fp.4:7 “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.”

4.1 Sinta paz no entendimento.

4.2 Sinta paz no coração.

4.3 Sinta paz no pensamento.

5 – Sempre que puder, faça-o e cumpra-o. 

Sl.56:12 “Os teus votos estão sobre mim, ó Deus; eu te renderei ações de graças”

5.1 Siga crendo no voto.

5.2 Siga fazendo o voto.

5.3 Siga incentivando o voto.

Deus já tem te abençoado(a), pense em um voto para Deus neste fim de ano, assim como no começo do ano, ou no meio do ano.

Saiba que as Escrituras garantem o cuidado de Deus sobre a tua vida e a tua casa conforme lemos em Dt. 11:12

“Terra de que o Senhor teu Deus tem cuidado; os olhos do Senhor teu Deus estão sobre ela continuamente, desde o princípio até ao fim do ano.”

Secretaria de Missões